Atuações estratégicas

A Clínica de Direito do Trabalho da UFPR oferece várias modalidades de serviços jurídicos gratuitos (pro bono), judiciais e extrajudiciais, que são prestados por meio das seguintes estratégias:

  1. Litígio estratégico: Atuação em litígio estratégico de alto impacto social em demandas individuais e coletivas, por meio de amicus curiae ou na mediação de conflitos, além de atuação em denúncias e reclamações em órgãos internacionais (ex: OIT, OEA, ONU).
  2. Comunicação e formação: Atuação na promoção de estratégias de difusão da informação e conhecimento por meio da mídia, artigos científicos, artigos de opinião e a realização de cursos e eventos de formação dirigidos à comunidade acadêmica, a entidades públicas e a pessoas e grupos de pessoas vinculados ao mundo do trabalho.
  3. Atuação legislativa. Atuação na assessoria na produção de projetos de lei em lobby.
  4. Observatórios. Criação de grupos de estudos para acompanhamento de processos judiciais, atuação da jurisprudência dos tribunais, com a elaboração de estudos e relatórios para órgãos internacionais de proteção dos Direitos Humanos do Trabalho.