Metodologia

A metodologia do ensino clínico e assistência jurídica à população é baseada na aproximação entre ensino e prática para melhor formação técnica e fomentar o compromisso social dos futuros profissionais. De maneira especial busca-se aqui a formação de juristas que se especializem para atuar no âmbito dos direitos humanos.

Os programas anuais da Clínica são voltados à promoção de direitos humanos no que tange aos direitos fundamentais do trabalho.

Os casos são selecionados pelo critério de interesse público e de casos paradigmáticos que resultem em atuações de impacto social, criando referências na área jurídica.

Neste sentido, ao mesmo tempo em que trabalha em várias frentes, a Clínica enfoca sempre uma temática prioritária em cada ano. Em 2018, por exemplo, o foco principal da Clínica é a reforma trabalhista aprovada pelo Governo Federal em novembro de 2017.

Para realizar esta agenda, a Clínica recorre ao litígio estratégico nacional e internacional, em parceria com organizações de defesa de políticas públicas e outras organizações e movimentos regionais, nacionais e internacionais.