Quem somos

A Clínica de Direito do Trabalho é um projeto vinculado ao Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR que tem como estratégia a adoção do método clínico de formação em Direito baseado na conexão com a realidade social e jurídica.

O projeto da Clínica tem duplo objetivo:  missão pedagógica e social. Pedagógica porque visa promover o ensino dos estudantes através de uma experiência real com a população vulnerável; social porque visa construir alternativas e instrumentos de impacto social que tornem efetivos e exequíveis o acesso aos direitos ligados ao trabalho e a seguridade social no Brasil, possibilitando aos alunos a oportunidade de interação entre a pesquisa e a prática jurídica.

Com projetos experimentais iniciados em 2012, a Clínica foi institucionalizada em 2018 como modelo de enriquecimento da Prática Jurídica em Direito do Trabalho de acadêmicos de 4º e 5º do Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná.

O projeto de inovação em educação jurídica — integrando atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão —, tem perspectiva interdisciplinar, em temas de Direitos Humanos e Direitos Fundamentais do Trabalho; e transdisciplinar, integrando a área de comunicação como estratégica para a informação e mobilização social tanto do público-alvo do trabalho quanto da população em geral.