Aplicação de questionário em âmbito nacional visa criar um diagnóstico do trabalho em diversas plataformas digitais no Brasil.
A equipe de pesquisadores que estuda as plataformas digitais de trabalho, no âmbito da Clínica Direito do Trabalho da UFPR, iniciou a coleta de dados em campo. Durante todo este mês de maio será aplicado um questionário em todo o país, contemplando diferentes profissionais que trabalham ou trabalharam por plataformas.
A pesquisa se dará tanto de forma online, quanto por aplicação assistida pelos pesquisadores e acadêmicos que atuam no estudo.
O resultado das análises das informações colhidas indicará os rumos das próximas etapas da pesquisa. Pelo cronograma e metodologia do projeto, alguns trabalhadores por plataformas serão selecionados para participarem de entrevistas mais aprofundadas e de grupos focais conduzidos pela Clínica.
A aplicação do questionário é etapa importante para a exploração do campo e refinamento dos problemas que guiam a pesquisa. Além disso, como explica o doutorando em sociologia pela UFPR Alexandre Pilan Zanoni, os dados servirão para teste de hipóteses e aproximações com discussões teóricas que serão apresentadas no relatório final do estudo, a ser publicado em livro. “Esperamos encontrar traços compartilhados pelos trabalhadores apesar da diversidade de setores em que as plataformas atuam, bem como situar as diferenças que se dão em cada setor”.
O projeto de pesquisa e extensão da Clínica Direito do Trabalho da UFPR é coordenado pelo professor doutor Sidnei Machado. As conclusões obtidas com as pesquisas sobre trabalho por plataformas digitais formarão um banco de informações que estará à disposição da comunidade acadêmica, além de servir de contribuição para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema.
:: Questionário
O questionário está inserido na pesquisa iniciada em 2021 pela Clínica Direito do Trabalho da UFPR sobre as diversas modalidades de trabalho por plataformas digitais no Brasil.
O objetivo é diagnosticar as relações de trabalho por plataformas digitais no país e o perfil das pessoas que atuam em plataformas.
O questionário é composto por questões de múltipla escolha e por algumas questões abertas, que podem ou não ser respondidas. O tempo de resposta vai de 10 a 15 minutos.
Todas as informações fornecidas serão anonimizadas, ou seja, com a total preservação da identidade dos participantes. A utilização dos dados será exclusivamente para fins de pesquisa acadêmica.
Se você faz parte do público-alvo, por favor, responda a pesquisa através do link a seguir. Caso conheça alguém que trabalhe por plataformas digitais, compartilhe o questionário.
Questionário sobre o trabalho por plataformas digitais: https://forms.gle/4EduZrYooyV8hu6b9