No dia 25 de abril de 2025, a Clínica de Direito do Trabalho da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoveu uma roda de conversa com trabalhadores que atuam sob o regime informal de “taxas”, na sala Dalton Trevisan do Prédio Histórico da Universidade. A atividade foi mediada pelo professor Sidnei Machado, do Departamento de Práticas Jurídicas (DPJ), e integrou a programação da disciplina ACE I – Introdução à Extensão Universitária, destinada aos alunos do 1º ano do curso de Direito.

Com a presença das assistentes sociais Anara Ramuana de Souza Oliveira Strapazzon, Josiane Mosson e Sumaya Rathge Sant’Anna, a roda de conversa constituiu um importante espaço de escuta ativa e aproximação entre a universidade e trabalhadores que enfrentam condições de trabalho precárias e invisibilizadas. O encontro permitiu mapear as principais vulnerabilidades da categoria e abriu caminho para o debate coletivo sobre alternativas de proteção social e jurídica.

Foto: CDT UFPR

A atividade reforça o compromisso da Clínica com uma formação jurídica crítica e com o fortalecimento do diálogo entre saberes acadêmicos e experiências concretas de trabalho. A escuta dessa comunidade de trabalhadores também contribui para a construção de futuros projetos de extensão voltados à promoção de direitos.

Leave a Reply