Conferência da CDT_UFPR realizada em 2019 já alertava sobre os perigos da “plataformização” do trabalho.

O Programa de Pós-Graduação em Direito e a Clínica Direito do Trabalho da Universidade Federal do Paraná (CDT_UFPR) trouxeram a Curitiba o sociólogo francês Christian Azaïs para participar de uma Conferência sobre as transformações do trabalho com o advento das plataformas digitais.

O encontro ocorreu em 06 de setembro de 2019, no prédio histórico da Praça Santos Andrade. O sociólogo francês discorreu sobre a temática “transformações do trabalho: zona cinzenta em questões”.  

“A racionalidade que existe no mundo inteiro e que vigora atualmente nos mostra que o movimento neoliberal impera no mundo inteiro, tanto aqui quanto na França, fazendo-se a ressalva de que há um estado de providência na França ainda não totalmente desmontado, mas que serve um pouco de contraponto ao neoliberalismo. Um dos casos mais emblemáticos atualmente é aquilo que se chama de uberização, ou seja, um poder das plataformas no mundo do trabalho. Isso que, a meu ver, é o mais impactante sobre a realidade do mercado do trabalho em geral”, destacou.

Christian Azaïs é codiretor do Laboratoire Interdisciplinaire pour la Sociologie Économique (LISE), Cnam-CNRS, Hesam (França), e membro do Projeto ANR ZOGRIS “Evolving Employment Norms and Emerging Forms of Inequality Towards a Comparison of Grey Zones”. Seus temas de pesquisa são o trabalho e suas transformações, numa dimensão comparativa global Norte-Sul.

Confira a reportagem exibida na UFPR Notícias:

Deixe seu comentário